Moda sustentável portuguesa - Uma força da natureza

O filme "Mãe Natureza", desenvolvido pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para a Campanha Internacional "Moda Sustentável", pretende ser uma afirmação de que a indústria de moda portuguesa tem qualidade, criatividade, talento, inovação, tecnologia e capacidade de adaptação.

 

Nele, vemos a figura enigmática de uma Mãe Natureza a narrar o quanto admira o que os portugueses conseguem imaginar e criar a partir dos elementos naturais. A inspiração faz parte da nossa natureza. E a natureza inspira-nos a criar. Matérias-primas, texturas, cores, terra e paisagens de rara beleza dão o mote a essa inspiração.

 

No filme, um casal passeia por lugares de rara beleza, desde rochedos que parecem ter sido esculpidos por artistas de vanguarda, a grutas e praias. Os jovens vestem roupas, usam jóias e calçado criados por estilitas e produzidos em Portugal com os olhos postos no mundo.

 

O filme transmite várias mensagens, com destaque para dois pilares essenciais.

 


O Talento


Representado por jovens designers portugueses que emprestaram as suas criações ao filme e por designers estrangeiros que escolheram Portugal como fonte de inspiração para desenvolverem as suas coleções.

 


A Sustentabilidade

 

Ambiental, ao envolver paisagens únicas e naturais. E na reutilização de desperdícios dos quais nascem novas texturas que imprimem singularidade às diferentes produções. Social, ao apresentar peças tradicionais que são visíveis em objetos como a tesoura ou a máquina de costura e o trabalho dos artesãos.

 

O que o filme, criado pela FCB Lisboa e produzido pela BRO Cinema, afirma é poderoso e fica nos corações e nas mentes de quem o vê: a Moda Sustentável Portuguesa, quer em termos de processos, quer em termos de matérias-primas utilizadas, é mais do que uma tendência. É algo natural e uma realidade em rota ascendente que continuará a crescer. Naturalmente.

 

Com 2:40' de duração, o filme será divulgado prioritariamente nos mercados de Espanha e França, através de diversas plataformas digitais e com o apoio das Delegações da AICEP nesses mercados, numa ação de comunicação global sustentada por vários suportes desenvolvidos para a Campanha Internacional "Moda Sustentável Portuguesa". Pela sua natureza, o seu impacto deverá, naturalmente, estender-se a outros mercados europeus e aos quatro cantos do mundo onde a AICEP tem representação.