Ética e sustentabilidade bem combinadas
Marita Moreno
Marita Moreno é uma marca portuguesa de acessórios de moda que nasceu a partir de uma perspetiva única de ética e sustentabilidade. Desde a sua criação, a empresa combina o património cultural português à responsabilidade socioambiental.
A Marita Moreno iniciou a sua jornada ecologicamente responsável desde a sua fundação, a partir de linhas limitadas, do uso de matérias-primas nacionais, da produção em território português e da integração de têxteis artesanais tradicionais. Em 2018, com a introdução da linha vegan, a marca foi mais além, fazendo escolhas ainda mais criteriosas dos materiais e privilegiando a sustentabilidade, transformando a sua cadeia produtiva e reforçando a mensagem por um consumo consciente.
Trabalhar com artesãos certificados que produzem acessórios à mão, com tecelagens artesanais em têxteis e com produtos feitos por pequenas fábricas familiares são também outros métodos de produção sustentável implementados pela Marita Moreno. Toda a cadeia produtiva está num raio de menos de 70km da sede, reduzindo assim a emissão de CO2.
A marca segue com outras inovações. A linha Upcycle, por exemplo, é criada a partir de sobras de materiais de outras coleções, numa perspetiva de economia circular. Produtos antes considerados resíduos ou materiais inúteis são transformados em novos produtos, com qualidade e valor ambiental.
Além disso, novos materiais sustentáveis são sistematicamente introduzidos na fabricação dos produtos, como o burel, a cortiça, o bio couro, o malai, a microfibra vegan, o pinatex, o bananatex, o Pacoba.tex, o Alfarroba.Tex e tantas outras matérias-primas ambientalmente responsáveis.
O packaging da Marita Moreno também segue criteriosos padrões de sustentabilidade. As caixas dos produtos são feitas em papel-cartão reciclado e as embalagens de envio são produzidas a partir de resíduos de milho, com um agente sintético adicionado para aumentar a flexibilidade e que pode ser compostável em casa.
Saiba mais em maritamoreno.com