Esperança nas mãos dos artesãos
ASA Leather Work
ASA é uma palavra da língua malaia que, em português, significa “esperança”. Uma homenagem da fundadora da marca, Stéphanie Branco, ao seu bisavô, Luís Esperança, o primeiro artesão da família. Quatro gerações depois, em 2010, Stéphanie produziu o seu primeiro par de sapatos, totalmente à mão, em Paris, dando origem à ASA. Uma marca que mantém a esperança do nome também como compromisso com as novas gerações, desenvolvendo produtos com responsabilidade ambiental.
A marca destaca-se tanto pelo design e pela tradição das técnicas artesanais quanto pelo seu compromisso com uma abordagem sustentável. A ASA prioriza o conceito de slow fashion. As suas peças são fabricadas por medida e personalizadas, evitando stock e desperdício. Além disso, adota uma prática ambientalmente responsável ao utilizar peças de couros portugueses que, de outra forma, seriam desperdiçados, contribuindo, dessa forma, para a economia circular.
O processo de produção destaca-se pela costura realizada manualmente, com duas agulhas, método que confere uma durabilidade superior em comparação com a costura feita à máquina. A utilização de colas de base aquosa reforça o compromisso com práticas sustentáveis. O compromisso com a produção artesanal é tanto que a marca promove uma série de workshops com o objetivo de transmitir as técnicas manuais às próximas gerações.
A marca ganhou notoriedade internacional com o modelo “SwitchBag”, que é, ao mesmo tempo, uma mochila, um escritório, uma casa móvel, um objeto decorativo, um organizador. A peça esteve presente, em 2023, na Milan Design Week e na exposição internacional Crafthub, reconhecida pelo seu design e pela sua exclusividade, mas também pelo facto de ser um objeto totalmente costurado à mão, reforçando os valores da ASA Leather Work no que diz respeito à preservação dessa técnica ancestral.
Saiba mais em asaleatherwork.com.