Moda Sustentável

 

Moda Sustentável. Em Portugal, nada se perde. Tudo se transforma. Naturalmente. A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal desenhou e desenvolveu esta nova campanha internacional de promoção do Cluster da Moda para dar a conhecer a oferta portuguesa. Suportada na marca "MADE IN PORTUGAL naturally", a campanha tem como principais destinatários os mercados espanhol e francês.

 

A campanha foi concebida para promover, de forma integrada, diferentes sectores do Cluster da Moda, como o Têxtil, o Calçado, a Marroquinaria e a Joalharia, evidenciando a sua diferenciação e sofisticação, motivando a curiosidade dos prescritores internacionais para as soluções únicas e exclusivas da oferta portuguesa.

 

A diversidade de saberes e a procura por soluções eco sustentáveis, como a utilização de novos materiais e de métodos e processos de produção mais amigos do ambiente, têm sustentado a evolução do processo criativo do talento português, permitindo uma visão portuguesa mais eclética, moderna e urbana do mundo da moda.

 

O principal objetivo desta campanha é afirmar Portugal como um país criador de moda sustentável, inovadora e de autor. A campanha visa ainda promover e reforçar a competitividade das empresas e afirmar Portugal como um país de soluções tecnológicas e inovadoras.

 

O cluster da Moda Portuguesa é composto por oito setores, nomeadamente vestuário, calçado, marroquinaria e joalharia. Com um volume de negócios superior a 9,6 mil milhões de euros em 2021, representando 9,4 por cento do volume da indústria transformadora portuguesa, o cluster integra 14.657 empresas, na sua maioria PME de cariz familiar, e emprega mais de 163 mil trabalhadores. O Vestuário e o Calçado concentram a maioria das empresas e dos trabalhadores. Com uma forte aposta na Investigação e Desenvolvimento e no design, as empresas do cluster apresentam uma oferta integrada.